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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lançamento de Livros de Moda

Por: http://www.heloisamarra.com

Às vésperas da nova edição do maior evento editorial do país, as estantes ficam ávidas por lançamentos que falem sobre moda e suas muitas vertentes. Para a Bienal do Livro que acontecerá no Riocentro no início de setembro, as editoras prepararam lançamentos que abrangem desde as relações da comunicação e da moda, até um guia para quem pretende trabalhar com produção de desfiles. As novidades para as estantes não param por aí: também há dois novos livros sobre a história da moda, outro para orientar compradores e ainda o lançamento de luxo, a preço de ouro, que mostra as principais vitrines da Bergdorf Goodman, em Nova York.
Prepare o cartão de crédito, libere espaço na biblioteca e conheça os lançamentos.

Novidades na Bienal


Na Bienal do Livro que acontecerá no Rio entre os dias 1 e 11 de setembro estão previstos alguns lançamentos de títulos nacionais sobre moda. No estande da editora Senac São Paulo os novíssimos são os livros “Como Fazer um Desfile de Moda”, de Estel Vilaseca, “Coolhunters – Caçadores de tendências na moda”, de Marta Dominguez Riezu e os “Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural” da socióloga Diana Crane.

Outro destaque na feira será o livro “A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia”, que é uma publicação da Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea Renata Pitombo Cidreira. Ela, que já publicou em 2005 o livro “Os Sentidos da Moda”, volta ao assunto em análises sobre os elementos que aproximam moda e comunicação, sobretudo na Bahia.


Já no estante do Senac Rio, o lançamento sobre o assunto é o “Moda, Globalização e Novas Tecnologias”, de Suzana Avelar. Na publicação, a autora discutiu o papel da moda na sociedade de consumo frente às novas tecnologias; com foco na produção e distribuição.
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História da moda, backstages e a profissão de Comprador de Moda


A história da moda é o assunto de duas novas publicações assinadas por alguns dos maiores pesquisadores do assunto no Brasil. Ao lado de Luis André do Prado, João Braga conta, em 640 páginas do “História da Moda no Brasil: das influências às autorreferencias” a história da moda nacional desde o início do século XX até os dias de hoje. Já em “História da Moda”, de Marco Sabino pela editora Havana, o foco é mundial e remonta desde a época em que homens e mulheres que viviam em cavernas usavam adornos de dentes de animais para se diferenciar dos demais. Os livros podem ser encontrados na Livraria da Travessa, inclusive na loja virtual.


Uma das novidades encontradas da Saraiva é o livro “Moda e Modernidade na Belle Époque Carioca”, de Rosane Feijão pela editora Estação das Letras e Cores. Na publicação, ela conta sobre o processo de modernização inspirado em Paris que tomou conta do Rio de Janeiro na primeira década do século XX. Diante de editoriais, artigos sobre moda e anúncios publicitários da época, a autora concluiu que me ainda muito influenciada pelos padrões europeus, a moda carioca já possuía características marcantes.


Também sob o selo da editora Senac São Paulo, Eduardo Ferreira Costa preparou um apanhado de informações sobre o trabalho como comprador de moda. O “Comprador de Moda” preenche uma lacuna sobre o assunto no mercado editorial brasileiro. O livro pode ser encontrado na Martins Fontes Paulista, que vende online.


Os bastidores da moda, com registros do início da carreira de tops como Gisele Bundchen, Alessandra Ambrósio e Isabeli Fontana deram corpo ao livro “Backstage”, de Gustavo Malheiros pela editora Arte Ensaio. Com mais de cem páginas de imagens, o livro pode ser comprado através da loja virtual da Livraria Cultura.
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As vitrines da Bergdorf Goodman e os diários de viagens dos estilistas


O lançamento mais recente da Assouline é também o mais luxuosos da cartela de publicações de moda da editora norte-americana. O “Windows at Bergdorf Goodman” reúne em 144 páginas, mais de 115 imagens das vitrines da famosa loja de artigos de luxo em Nova York. As fotos são de Ricky Zehavi e John Cordes e foram feitas nos últimos dez anos. A edição de colecionador do livro vem em um box e custa US$650. A editora ainda não lançou uma edição mais acessível.


Onde será que Donna Karan, Diane Von Furstenberg e Tory Burch gostam de fazer compras quando estão viajando? O “American Fashion Travel” foi lançado em parceria com o Council of Fashion Designers of América e traz fotos de viagens e dicas preciosas dos maiores estilistas dos Estados Unidos. Ótimo para catar um pouco do que inspira alguns dos grandes nomes da moda mundial. O livro custa cerca de US$45.


Clássicos tatuados


Os livros da coleção Penguin Ink também têm um apelo fashionista, mas por suas capas: pela segunda vez, a editora convocou ilustradores e tatuadores renomados para criar novas versões de capa para alguns clássicos da literatura. Se antes “O Diário de Bridget Jones” havia ganho uma capa de Tara McPherson, agora o “Alta Fidelidade”, de Nick Hornby tem uma capa assinada pelo tatuador Russ Abbott. Os livros podem ser encontrados na Amazon.

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