Buscar

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SPFW repaginado e interativo!

fonte da matéria: http://ffw.com.br/

   Dois estúdios estão por trás do novo conceito de cenografia do evento, junto a Luminosidade.  O processo desta vez é colaborativo e o resultado, o público confere a partir de hoje.
   O Estúdio Árvore, de design gráfico, e o coletivo 2087, de arquitetura, capitaneado por Hussein Jarouche, da MiCasa, foram os responsáveis pelo projeto. “O Paulo (Borges) tinha o desejo de interagir com o parque, e com a arquitetura do prédio”, explica Flavio M1R, do 2087. “Queríamos trazer o verde para dentro do evento”, completa Rogerio Hideki, do Árvore.
   A palavra que moldou todo esse processo é Interação. Entre as empresas envolvidas, entre arquitetura e cenografia, entre os materiais escolhidos, entre prédio e parque.
   Para começar o espaço como o conhecemos foi modificado. A entrada é feita pelo parque e logo se vê um grande logo do SPFW feito de linhas coloridas. Mais à frente, um logo de luz fria leva as pessoas para dentro do prédio, onde acontece a primeira grande surpresa: uma passarela de 100 metros montada na entrada, rodeada por um grande espelho d´água. Seguindo por esse caminho, chegamos a um jardim suspenso de samambaias que trouxe, literalmente, o verde para dentro do prédio. Após o evento, elas serão doadas ao parque.
   Então entra em cena o conceito de ocupação parasita simbiótica, que basicamente são estruturas superleves de madeira certificada que formam peças triangulares contínuas, espalhadas pela Bienal inteira. “Elas chegam, se instalam e depois vão embora. É uma ocupação que vem para somar com o espaço, é uma convivência harmoniosa”, explica Rogerio.

Jardim suspenso de samambaias © Juliana Knobel
fonte: ffw.com

 Entrada do evento © Juliana Knobel
fonte: ffw.com

Detalhe do “logo de luz”, refletido no espelho d’água © Juliana Knobel
fonte: ffw.com

   E para completar, as paredes de papelão também são repaginadas. Desenvolvidas pelo Estúdio Árvore, elas agora têm mais texturas e mesclam dois tons, kraft e branco. “No final, usamos materiais simples e leves, como papelão, água, madeira e plantas, mas foi essa mistura de texturas que deu a liga e deixou tudo lindo”.
Veja abaixo alguns números sobre a montagem:
- Cerca de 11 caminhões-pipa foram necessários para fazer o espelho d´água
- 1.500 samambaias foram usadas para criar o jardim suspenso
- 100 mil cavilhas foram usadas na construção das estruturas “parasitas”, que dão quase 100 km de comprimento
- Sete mil caixas de papelão foram produzidas para a ambientação
- 1 km de linha foi usada para o logo de cinco metros
- Três dias foram necessários só para colocar as samambaias
- 100 metros de comprimentos por 4 metros de largura é o que mede a passarela de entrada



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...