Buscar

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Moda não é só estética mas também cultura e comportamento (Revolta na índia em desfile de Lisa Blue).

   Em uma oficina que ministrei no R Design Vitória em Abril umas das coisas que deixei claro é a nossa preocupação com símbolos, divindades e culturas em nossos projetos de editoriais.
   Recentemente uma grande polêmica foi criada em torno da atitude de John Galliano e seu amor pelo nazismo. Outras lojas foram obrigadas a tirar roupas de circulação por conter nas estampas símbolos nazistas.
   Uma pergunta que devemos sempre nos fazer: Até que ponto eu estilista, produtor de moda, Stylist ou o que quer que seja me preocupo em estudar a cultura e cada estampas, simbolos e objetos que uso nas minhas criações?
   Será que perco meu tempo em fazer uma pesquisa assídua da cultura que se encaixa o meu projeto? ou simplesmente jogo alí pela estética ou pelo gosto pessoal?
   Este final de semana não foi diferente com a coleção da estilista Lisa Blue em uma apresentação em Punjab na índia. Uma das peças da estilista continha estampado a deusa da fertilidade Lakshmi. A revolta do grupo religioso foi tão intenso que queimaram a bandeira da Austrália demonstrando o desrespeito segundo eles em usar uma divindade sagrada em peças tão sensuais.
   Concordo plenamente com a revolta e acho que foi falta de planejamento e até mesmo de conhecimento de culturas tão exigentes e tão devotadas a certas religiões e divindades por parte da equipe. Ela pode ter tido grande sucesso e aceitação na sua apresentação na Austrália, mas ela estava em uma cultura completamente diferente.
   Cabe a cada um de nós pensarmos como estamos fazendo nosso projeto. Estéticas não são tudo. Moda lida com comportamentos, culturas, atitudes e muito mais. Vamos se ligar galera que moda não é brincadeira.
   Entendendo que errou feio a estilista pediu desculpas e com certeza não deve mais lançar nenhuma coleção envolvendo divindades religiosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...